quarta-feira, 10 de setembro de 2014


GINCANA CULTURAL DO COLÉGIO ESTADUAL MARIA DAGMAR MIRANDA 
   2014

“Educação é o único instrumento capaz de modificar o homem na sua forma de agir e de pensar, na construção de um mundo mais justo e socialmente equilibrado.”

REGULAMENTO GERAL

Tema: Sustentabilidade e Tecnologia
Slogan: Vários caminhos, uma só direção: Promoção à vida. 


I – Finalidades

Art.1º - A Gincana é uma atividade promovida pelo CEMDM e tem por fim:
a.       Proporcionar a integração do processo pedagógico a uma dimensão cultural e cidadã.
b.      Resgatar memórias culturais e educacionais de nossa comunidade.
c.       Oferecer espaço de socialização, solidariedade e respeito na comunidade estudantil.
d.      Desenvolver habilidades de comunicação e expressão.
e.       Fortalecer o espírito de solidariedade e de equipe entre nossos alunos.
f.       Aguçar a criatividade e reforçar os conhecimentos intelectuais e morais.
g.      Integrar a Comunidade Escolar nos seus diversos segmentos.

O CEMDM realizará nos dias 15 a 19 de setembro de 2014 a II GINCANA CULTURAL.
Turnos:   Matutino das 08:00h às 12:00 horas.
   Vespertino das 13:00h às 17:00 horas.
   Noturno das 19:00h às 22:00 horas.

II – Da Organização Geral
Art.2º - A Gincana Cultural tem a seguinte organização:
a.       Comissão Organizadora
b.      Comissão Julgadora

III – Da Comissão Organizadora
Art.3º - A Comissão Organizadora é composta pelos seguintes membros:
a.    Jucemar da Costa
b.    Ana Célia Ferreira
c.    Bárbara Thaís G. S.P. Lima
d.    Gilda Helena Oliveira Santos
e.    Evando de Oliveira
f.     Evangival Moreira
g.    Lea Cristina de Oliveira
h.    Maura Joelma Carneiro
i.      Maria Genomar da Silva

Art.4 º - Compete à Comissão Organizadora:
a.    Elaborar e aprovar este Regulamento;
b.    Decidir sobre os casos omissos neste Regulamento e os da Comissão Julgadora;
c.    Nomear elementos que integrem a Comissão Julgadora;
d.    Nomear pessoas para o que se fizer necessário para o bom desenvolvimento da Gincana;
e.    Organizar a Gincana Cultural;
f.     Elaborar as fichas de desempenho, de exclusão e outras;
g.    Entregar a folha de inscrição para os professores padrinhos das equipes;
h.    Divulgar e receber as tarefas;
i.      Deliberar sobre os protestos apresentados pelas equipes participantes no que concerne às tarefas;
j.      E questões pertinentes.

IV – Da Comissão Julgadora
Art.5º - A Comissão Julgadora é constituída por cinco elementos da comunidade escolar escolhidos pela Comissão Organizadora.
Art.6º - O nome dos jurados será apresentado na abertura da Gincana pela Comissão Organizadora. 
Art.7º - Compete à Comissão Julgadora:

a.    Apreciar e julgar as tarefas da Gincana que lhes forem solicitadas;
b.     Apreciar o desempenho das Equipes conforme a organização, criatividade e fidelidade à tarefa;
c.    Registrar na ficha de desempenho a pontuação pertinente a cada tarefa;
d.    Assinar todas as folhas da pasta do (a) jurado (a);
e.    Comunicar a Comissão Organizadora algo que lhe chame a atenção quebra de regra, indisciplina, etc.

V – Regulamento Técnico
A) DAS INSCRIÇÕES
Art.8º - Serão inscritos para a II Gincana Cultural do Colégio Estadual Maria Dagmar Miranda, todos os alunos do 7º (Fundamental) ao 3º ano (Ensino Médio), com frequência regular, dois ou três professores e dois pais, ou responsáveis, de alunos escolhidos pela equipe para o diurno. 
Parágrafo único – As equipes devem apresentar diariamente o nome dos dois pais ou responsáveis, que poderão ser diferentes e/ou alternados, antes do início das atividades.
                            
B) DA FORMAÇÃO DAS EQUIPES
Art.9º - Cada Equipe terá o número de integrantes conforme a soma das suas turmas, que comporão a equipe, observando os seguintes critérios estabelecidos pela organização

Art.10º - Cada equipe terá:

a)      2 (dois) ou mais PROFESSORES / PADRINHOS OU MADRINHAS, que deverão orientar e auxiliar as equipes. A presença dos professores nos dias da Gincana é indispensável. Os mesmos estarão avaliando todo o processo, mediante critérios estabelecidos na Ficha de Desempenho elaborada pela Comissão Organizadora.

b)      5 (cinco) ALUNOS LÍDERES, que junto com o professor padrinho organizará e coordenará   todos os trabalhos da equipe; e ficarão encarregado de buscar tarefas, ouvir explicações a respeito das mesmas e passá-las ao grupo, pronta a tarefa os lideres deverão apresentá-la à Comissão Julgadora;

c)      2 (dois) PAIS OU RESPONSÁVEIS, que deverão orientar e auxiliar as equipes. A presença dos pais ou responsáveis nos dias da Gincana é indispensável.


d)     A distribuição dos alunos participantes nas equipes será estabelecida pela Comissão Organizadora da Gincana Cultural;

e)      Não será permitida a troca de alunos entre as equipes;

f)       Após a distribuição oficial dos alunos participantes, não será permitida novas inclusões, salvo algumas situações especiais;

g)      Os pedidos de exclusão serão registrados em documento próprio e entregue ao professor padrinho, que encaminhará à Comissão Organizadora da Gincana Cultural.

h)   Alunos que, por questões religiosas, não puderem participar da Gincana deverão apresentar documentos comprobatórios da instituição religiosa e a pontuação será acrescida na nota da prova, ou seja, a prova terá peso 7,0.

Art.11º - Os gastos feitos pela Equipe para a realização das tarefas serão de responsabilidade de todos os membros da Equipe da Gincana Cultural.

C) DO QUARTEL GENERAL – QG
Art.12º - Cada equipe terá uma sala denominada de QUARTEL GENERAL – (QG), previamente sorteada pela Comissão Organizadora da Gincana Cultural. Ela servirá de sede para a elaboração de suas tarefas nos dias da realização da Gincana Cultural. Ao final do evento a equipe que estiver com o QG em perfeitas condições de conservação e limpeza, será premiada com 100 pontos, caso contrário será penalizada com a perda de 100 pontos. Registrado pela Comissão Julgadora, que fiscalizará o QG em momento oportuno.
Art.13º - Será obrigatória a presença constante no Quartel General – QG de ao menos um aluno ou um Pai/Mãe ou um professor padrinho da sua respectiva equipe no decorrer da Gincana.
D) DA CARACTERIZAÇÃO DA EQUIPE

Art.14º - Os integrantes de cada equipe serão identificados com a camisa da gincana e adereços, tais como: fitas, bonés, botons, crachás, bandanas, da cor da sua equipe.Não será permitido nenhuma modificação da camisa, tais como: menção política, recortes, pinturas etc. Poderão utilizar bermudas ou saias da cor da equipe.O componente que não tiver a bermuda, short ou calça na cor da equipe deverá utilizar o jeans.
LEMBRTE:A equipe que estiver com todos os integrantes caracterizados com a camisa da gincana terá 50 pontos extra.
Art.15º - Cada equipe deverá escolher um nome de identificação. Tudo em conformidade com os professores padrinhos de cada equipe. 

Art.16º - O grito de guerra será discutido com o professor padrinho, apresentado na abertura da Gincana Cultural e cantado sempre que for solicitado pelo animador da Gincana Cultural.

E) DAS REGRAS

a.       Todos os membros da equipe deverão estar presentes na abertura e fechamento do Quartel General;
b.      Atender as orientações da Comissão Organizadora e professores padrinhos;
c.       A Equipe que não cumprir os horários determinados para a entrega das tarefas perderá a pontuação estabelecida para a mesma;
d.      Não serão permitidos veículos motorizados para a realização de tarefas de rua;
e.       Atos de agressão física e verbal, vandalismo (destruição do patrimônio escolar), desrespeito ao professor padrinho ou madrinha e pais convidados dentro e fora do QG, acarretará em perda de 100 pontos no total geral, obtido pela equipe no resultado final. Conforme relato por escrito do professor padrinho que deverá ser entregue à Comissão Julgadora. Dependendo do ato a equipe poderá ser eliminada.
f.       Acertar o relógio de todos os líderes das equipes, dos professores padrinhos conforme ao da Comissão Organizadora e Comissão Julgadora;
g.      Todas as equipes deverão respeitar os seus adversários;
i)        Zelar e fazer cumprir as regras estabelecidas neste Regulamento da Gincana Cultural. 

F) DAS TAREFAS

Art.17º - Todas as tarefas terão duração e pontuação máxima e mínima, pré-determinadas.

Art.18º -  Cada tarefa será avaliada conforme critérios estabelecidos. Serão atribuídos 100% da pontuação para a tarefa completa, 50% para a tarefa incompleta e 0% para a tarefa não realizada.

Art 19º - O julgamento das tarefas será unicamente responsabilidade da Comissão Julgadora.

Art.20º - As tarefas prévias serão divulgadas antecipadamente no site colegiodagmar.com.br, mural da escola e pelos professores padrinhos.

Art.21º - As tarefas serão classificadas em:

a.    PRÉVIAS – Conjunto de atividades anunciadas antecipadamente.
b.    SURPRESAS – Serão anunciadas no palco, no dia do evento.

Art.22º - Todas as Equipes deverão estar presentes no local das apresentações obedecendo rigorosamente aos horários de execução e entrega das tarefas.

VI – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Art.23º - As equipes serão premiadas de acordo com o somatório das atividades realizadas conforme a participação individual e coletiva registrada na Ficha de Desempenho (Participação: 30 pontos, Presença: 30 pontos e Disciplina: 40 pontos) segundo a classificação abaixo:

a.       1º lugar – 3,0 pontos em todas as disciplinas para o aluno que obtiver 100% de desempenho em todos os itens estabelecidos na Ficha de Desempenho mais a pontuação máxima das tarefas executadas.

b.      2º lugar – 2,5 pontos em todas as disciplinas para o aluno que obtiver 100% de desempenho nos itens estabelecidos na Ficha de Desempenho mais a pontuação registrada nas tarefas executadas.


c.       3º lugar – 2,0 pontos em todas as disciplinas para o aluno que obtiver 100% de desempenho nos itens estabelecidos na Ficha de Desempenho mais a pontuação registrada nas tarefas executadas.


d.      Demais equipes – 1,5 pontos em todas as disciplinas para o aluno que obtiver 100% de desempenho nos itens estabelecidos na Ficha de Desempenho mais a pontuação registrada nas tarefas executadas.


Art. 24º - A todos os participantes é dado conhecer este Regulamento através do mural da escola, da leitura feita pelos professores padrinhos nas turmas que formarão as equipes, não cabendo ser alegado posteriormente o seu desconhecimento.

Art.25º - Os casos omissos neste Regulamento serão solucionados pela Comissão Organizadora. 

EMENDA 01

   Com referência ao Artigo 10, é PROIBIDA a participação do professor (padrinho) na execução final das tarefas, ficando as mesmas de inteira responsabilidade dos próprios alunos.
   O descumprimento deste item implicará em perdas (penalidades) de pontos e, em último caso, a eliminação da equipe na gincana.
                                                                          Riachão do Jacuípe, 08 de setembro de 2014.

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